quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quais as raízes do conflito na Líbia?

Nos últimos três meses,

Um comentário:

octavio disse...

Quais são as raízes dos recentes conflitos na Líbia?
Nos três últimos meses, tem se presenciado, uma enorme rebelião social no oriente médio, desde a Tunísia até o Egito. Com os acontecimentos dessas revoltas no mundo árabe surge um desejo de mudança contraria exigindo a bandeira monarquista e a intervenção dos colonialistas. Opostamente ao Egito a Líbia teve uma trajetória, desde 1969, com Khadafi como “líder espiritual”, segundo RIBEIRO (2011), que promoveu uma revolução para acabar com a monarquia, nacionalizando o petróleo e a economia.
As raízes desses conflitos são:
 A crise econômica norte americana.
 Exploração de riquezas naturais pela União Européia a outros países, como o exemplo do Iraque.
 O retorno de grandes investimentos realizados por empresas multinacionais, como: Texaco, Shell, British, Esso, entre outras, aos governos dos Estados Unidos, França e Inglaterra.
 Após a queda do muro de Berlim, a Líbia se tornou a última referencia esquerda no mundo. Segundo RIBEIRO (2011), a Líbia liderou diversas frentes entre elas o financiamento de países como o Brasil a libertar da ditadura. A OTAS (Organização de Tratados do Atlântico Sul) desenvolvido pelo Khadafi como contra ponto militar à OTAN (Organização de Tratados do Atlântico Norte) irritou os EUA.
É preciso permitir que a Líbia solucione seus problemas internamente. Uma vez que a grande maioria do povo líbio está a favor dos ideais de Khadafi, segundo RIBEIRO (2011). Pelo o exposto, o problema do conflito na Líbia é interesse econômico de países como Estados Unidos, França, Inglaterra, nos recursos naturais da Líbia. É importante que a ONU assuma realmente seu papel como mantenedora da paz internacional e da defesa dos direitos humanos. Para que não se mais torne um recurso para que países justifiquem intervenções desnecessárias justificando como humanitária sendo que a intenção é puramente econômica.

Referências bibliográficas:
RIBEIRO, Alcino. Alcino Ribeiro: coordenador nacional e assessor do embaixador da Líbia: entrevista. Entrevistador: Octávio Ferreira Meireles Barbosa. Brasília, 29 de março de 2011. Entrevista concedida ao Projeto do Curso Laboratório de Relações Internacionais do UniCeub.
POSADAS, P. É imperativo impedir a intervenção militar imperialista. Jornal Posadista, Brasília-DF, mar. 2011, p. 1, 3-8.

Octávio Ferreira Meireles Barbosa
Aluno de Relações Internacionais, primeiro semestre no UniCeub.
Professora Renata de Melo Rosa